Veja os 3 tipos de levantamentos topográficos para usar como serviço

10 de julho de 2019by Agriseiva0
fazenda-topografia-1280x720.jpg

O levantamento topográfico tem como objetivo mapear a superfície de um terreno. Tal mapeamento gera dados que posteriormente serão usados para a elaboração de plantas e perfis, representações gráficas das características do terreno.

Para a realização dessa tarefa, é necessário realizar um conjunto de operações e processos, os quais se refletem nos tipos de levantamentos topográficos que podem ser utilizados para a execução do trabalho.

Uma planta topográfica costuma representar as curvas de níveis e os elementos encontrados em um terreno. Geralmente, ela é usada como base para projetos arquitetônicos, de implantação e urbanísticos, além de ser necessária para o georreferenciamento de imóveis rurais. Em linhas gerais, as informações levantadas pela topografia são usadas por diversas áreas, como construção civil, urbanismo, oceanografia, geologia, entre outras.

Dependendo dos motivos pelos quais o levantamento topográfico é realizado, diferentes informações deverão ser mapeadas. Existem casos em que apenas as projeções horizontais são necessárias, assim como também existem situações em que o mais importante é conhecer o relevo do terreno. Obviamente, também há projetos nos quais se necessita conhecer tanto os limites como o relevo — nesse caso será necessário um levantamento mais completo.

Para cada necessidade de mapeamento, existem diferentes tipos de levantamentos topográficos. As metodologias existentes podem levantar as medidas horizontais de um terreno, as alturas do seu relevo ou até mesmo ambas características.

Neste artigo, você vai conhecer os principais tipos de levantamentos topográficos, além de saber para que servem, qual a sua importância e quando usar cada um deles. Siga em frente e confira!

Quais são os tipos de levantamentos topográficos?

Existem três tipos de levantamentos topográficos que podem ser utilizados para a medição dos elementos e características de um terreno: o planimétrico, o altimétrico e o planialtimétrico. O primeiro se refere às medidas em um plano, enquanto o segundo levanta medidas na vertical. A união desses dois resulta no levantamento planialtimétrico, método que permite um mapeamento mais completo.

A seguir, vamos conhecer as características desses levantamentos, assim como suas principais utilidades.

1. Levantamento planimétrico

O levantamento topográfico planimétrico, também chamado Planimetria, se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área.

Esse tipo de levantamento é usado principalmente para determinar os limites de um terreno.

2. Levantamento altimétrico

Por outro lado, o levantamento altimétrico consiste na definição das alturas de um terreno. Esse método também pode ser chamado de altimetria, e registra o grau de declividade de um terreno.

As curvas de nível são representações em planta baixa dos pontos de um terreno que apresentam uma mesma altura. Ao conectá-los por meio de linhas, essas curvas são obtidas. Desse modo, a principal função de uma altimetria é representar o relevo de uma área, informação fundamental para o entendimento das características de um terreno.

3. Levantamento planialtimétrico

Já o levantamento planialtimétrico consiste, basicamente, na união entre os levantamentos planimétrico e altimétrico. Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto das diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo.

Esse levantamento é necessário nos casos em que se necessita de um mapeamento detalhado das condições de um terreno.

Qual a importância de conhecer os tipos de levantamentos topográficos?

Para realizar um levantamento topográfico, é importante conhecer cada um de seus tipos e saber quando aplicá-los. Esse conhecimento vai permitir definir o método adequado, economizando tempo e dinheiro, evitando erros e entregando um projeto de topografia que atenda às necessidades do cliente.

Para a realização de um bom serviço de topografia, é necessário que o profissional conheça os tipos de levantamentos topográficos possíveis. Dessa maneira, ele poderá eleger o que mais se adeque às suas necessidades, levantando as informações que de fato são relevantes para o cliente.

Sejam as projeções horizontais dos limites do terreno, as alturas de seu relevo ou a união de ambos, existem tipos de levantamentos topográficos adequados às mais variadas necessidades.

Para a realização de um levantamento, podem ser utilizadas metodologias planimétricas, altimétricas ou planialtimétricas. A definição da melhor delas fica a cargo do topógrafo, que deve estar preparado para identificar qual tipo deve ser utilizado.

Via CPE Tecnologia

Agriseiva


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


BALTIMORE

Headquarters

Interactively coordinate proactive “outside the box“ thinking.
+ 1 555 2367890

www.bold-themes.com

info@bold-themes.com

GET IN TOUCH

Follow our activity

Interactively coordinate proactive e-commerce via process-centric “outside the box“ thinking.