Agricultura de Precisão
Amostragem de Solo Georreferenciada, em grades quadráticas ou direcionada por imagem de satélite.
A Agricultura de Precisão é um tema abrangente, sistêmico e multidisciplinar. Não se limita a algumas culturas nem a algumas regiões. Trata-se de um sistema de manejo integrado de informações e tecnologias, fundamentado nos conceitos de que as variabilidades de espaço e tempo influenciam nos rendimentos dos cultivos.
A agricultura de precisão visa o gerenciamento mais detalhado do sistema de produção agrícola como um todo, não somente das aplicações de insumos ou de mapeamentos diversos, mas de todo os processos envolvidos na produção.
Esse conjunto de ferramentas para a agricultura pode fazer uso do GNSS (Global Navigation Satelite System), do SIG (Sistema de Informações Geográficas), de instrumentos e de sensores para medidas ou detecção de parâmetros ou de alvos de interesse no agroecossistema (solo, planta, insetos e doenças), de geoestatística e da mecatrônica.
Revolução gerencial, recursos tecnológicos e agregação de valores
A Agricultura de Precisão é representada por estes três pontos que convergem em excelência de resultados:
- Revolução gerencial;
- Tecnologia de Informação;
- Agregação de valor à produção.
É fator determinante que estes três pontos sejam trabalhados em conjunto para que se estabeleça o aprimoramento da produtividade, da qualidade, do volume a ser produzido e da redução de preço dos produtos para competir no mercado interno e externo. Portanto, tecnologia, planejamento e gerenciamento são os fundamentos da Agricultura de Precisão.