O detalhe é quem faz toda a diferença na agricultura. Cada manejo, quando bem feito, gera ganhos consideráveis no final do processo. É por isso que o checklist da colheita do milho precisa ser realizado com muito cuidado, para não haver perdas desnecessárias.
Gestão de pessoas: o número de colaboradores para a época da colheita está adequado ou será necessário a contratação de mais pessoas? Certifique-se que nada faltará para quem auxilia nessa época importante, colaborador feliz é sinônimo de colaborador produtivo.
Colhedoras e bazucas: O número de colhedoras e bazucas está correto de acordo com seu planejamento? Confira se haverá a necessidade ou não de mais maquinários.
Capacidade de armazenamento: Certifique-se que o sistema de escoamento de grãos está adequado. Verifique se a capacidade do secador está de acordo com o planejado e não se esqueça de verificar as condições do silo e do frete para os processos ocorrerem sem contratempos ou gastos financeiros excessivos.
Higienização e manutenção das máquinas: importante para evitar disseminação de doenças, plantas daninhas, evitar desgastes e problemas operacionais. As regulagens das colhedoras também precisam ser feitas com antecedência para diminuir ou extinguir perdas na colheita.
Momento correto de colher: é necessário saber o momento certo da colheita, tanto com relação ao tempo quanto à umidade da lavoura para a colheita. Confira a umidade do milho para que não haja danos no grão e ocorra perda de produção.
Monitorar as perdas durante a colheita: além de acompanhar o desenvolvimento das máquinas e implementos, devemos nos atentar com as possíveis perdas. Os problemas são causados principalmente pela má regulagem somado a velocidade excessiva de colheita.
Para que não haja grandes perdas, é indispensável que o produtor tenha um um planejamento adequado para a colheita.
Entre em contato conosco e não perca tempo, a próxima safra já se aproxima.