O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ampliou os períodos de vazio sanitário da soja para o ano de 2022. Com a mudança, os produtores terão de deixar as áreas sem cultivo por 90 dias – 30 a mais do que na regra anterior.

A medida é considerada uma das mais importantes para controlar a ferrugem asiática da soja, doença severa que pode levar a perdas de até 90% da produção. Durante este período de 3 meses, não é permitido plantar e nem manter a lavoura em qualquer fase de desenvolvimento.

 

O QUE É O VAZIO SANITÁRIO

Vazio Sanitário da Soja é o período em que é proibido manter nas lavouras plantas vivas de soja. Para respeitar o vazio sanitário, após a colheita da soja o produtor precisa destruir as plantas por meio da aplicação de produtos químicos ou com métodos físicos.

A campanha realizada para divulgação do período pelo Governo do Estado, através da Semagro e a Iagro, conta com a parceria da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS) e Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

 

PARA QUE SERVE O VAZIO SANITÁRIO?

O vazio sanitário é crucial para evitar a expansão de focos de ferrugem asiática nas lavouras, sendo a doença de maior expressão da cultura da soja.

“O objetivo é reduzir a população do fungo no ambiente na entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra”, explica a pesquisadora Claudine Seixas, da Embrapa Soja.

 

PERÍODOS DE VAZIO SANITÁRIO PARA CULTURA DA SOJA EM NÍVEL NACIONAL:
Calendário do vazio sanitário no Brasil em 2022. Foto: Ministério da Agricultura
CALENDARIZAÇÃO DA SEMEADURA DA SOJA

O período de plantio da oleaginosa nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul acontece entre os dias 16 de setembro a 31 de dezembro e o cadastro de área plantada é obrigatório, devendo ser realizado no site do no período entre 1º de setembro e 10 de janeiro ou até mesmo fora dele.

Além do vazio sanitário, outra importante estratégia de manejo da ferrugem-asiática é o estabelecimento de um calendário de semeadura, que tem por objetivo reduzir o número de aplicações de fungicidas ao longo da safra e com isso reduzir a pressão de seleção de resistência do fungo aos fungicidas.

De acordo com Seixas, semeaduras tardias de soja podem ser infectadas pelo fungo, no início da safra (estádios vegetativos), o que exige a antecipação da aplicação de fungicida e promove maior número de aplicações. “Quanto maior o número de aplicações, maior a exposição dos fungicidas e maior a chance de acelerar o processo de seleção de populações resistentes a esses produtos”, explica Seixas.

PLANEJAMENTO DE SAFRA

O vazio sanitário faz parte do planejamento de safra, pois é um período de preparação para mais um ano de plantio da soja em nosso país.

Há 36 anos a Agriseiva atua no agronegócio com o objetivo de levar o melhor da consultoria agropecuária personalizada para o produtor rural. Com consultores experientes e uma equipe engajada, tecnológica e atenciosa, levamos as melhores soluções para o campo utilizando o melhor da tecnologia agrícola com eficiência e assertividade.

Atuamos no planejamento agrícola do seu negócio rural com sustentabilidade financeira e comprometimento, sempre visando melhorar cada vez mais a produtividade e rentabilidade da propriedade.

Entre em contato conosco e agende uma visita.

 

 

Texto adaptado por Paôla Mírian
Fontes: CNN Brasil, MAPA e EMBRAPA.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale pelo WhatsApp